4 de outubro de 2024

Resenha: "COLDPLAY - MOON MUSIC"

O Coldplay decaiu por completo, com o seu “Moon Music” (2024)? Muitos farão essa pergunta após a audição deste álbum, quando relembrarem as qualidades do antigo rock alternativo desses britânicos: as emoções e falsetes do Chris Martin, e as “curvas melancólicas” que evocavam o melhor de Travis, Jeff Buckley e U2. A obra em questão dá continuidade temática ao "Music of the Spheres", e concede o mesmo pop/rock simplista, às vezes eletrônico, e “colorido”, que foi oficializado no “A Head Full of Dreams”.

A linda faixa-título é uma abertura que surpreende, graças a um canto sereno que combina com o tema sobre solidão, e aos seus pianos e sinfonias sutilmente cinemáticas. Já a genérica e agitadinha "Feelslikeimfallinginlove" (a primeira música de trabalho), dotada de um romantismo ingênuo, serve para atrair fãs de cantoras pop dos últimos quinze anos. "We Pray", um hip hop moderno e meio 'world music' que aborda - com quatro participações especiais - uma espiritualidade coletiva, é diferenciada e esquecível ao mesmo tempo…

Vozes lúdicas, um existencialismo cósmico nas letras, e um crescente que vai do semi acústico ao sinfônico, tornam a faixa "Jupiter" apenas curiosa. "Good Feelings", com a sua boba celebração amorosa, e sua vibe à la “Daft Punk comandado por Nile Rodgers”, é surpreendentemente a mais grudenta das canções “para pistas de dança” que o Coldplay já criou. A faixa descrita com um símbolo de arco-íris, chamada também de "Alien Hits/Alien Radio", é um bom e etéreo "pós shoegaze" dotado de otimismos mais pitorescos.

"IAAM" (leia-se "I Am A Mountain") tem metáforas motivacionais e arranjos que parecem ter vindo de um Imagine Dragons anêmico. "Aeterna", que aborda um tolo amor imortal, funcionará apenas nas dançantes ‘raves’ de DJs picaretas. A bonitinha "All My Love", sobre devoção em relacionamentos, puxa ao menos um pouco de Beatles e Elton John. "One World" encerra os trabalhos, com um aceitável convite à coexistência, e com uma instrumentação que vai ficando cada vez mais bela e imagética…

“Moon Music” é outro álbum pouco inspirado da plastificada fase pop do Coldplay. As melodias previsíveis, a pouca utilização de Buckland, Berryman e Champion, e as letras cheias de falsos “picos astrais” e vários “la la la” para os shows, fazem valer a piada clichê de que esses sons “parecem algo feito por uma IA”. As centelhas aqui que ao menos se aproximam dos sentimentos de álbuns como “Parachutes” e de canções como “Yellow” e “Viva La Vida”, são o melhor que podemos receber de Chris Martin e companhia agora.

Nota: 6

Por Fábio Cavalcanti

Músicas:
1. Moon Music
2. Feelslikeimfallinginlove
3. We Pray
4. Jupiter
5. Good Feelings
6. (símbolo de arco-íris) (Alien Hits/Alien Radio)
7. IAAM
8. Aeterna
9. All My Love
10. One World