12 de julho de 2024

Resenha: "MR. BIG - TEN"


A banda estadunidense Mr. Big inseriu um hard rock tão virtuosístico quanto pop, no finalzinho da onda do “glam metal” oitentista. Seu breve sucesso ocorreu em 1991, através do álbum "Lean into It" e do hit "To Be With You". Em 2024, sem um dos seus membros clássicos, o quarteto lançou seu 10º álbum, “Ten”, e já anunciou outro término de atividades…

Eric Martin não escondeu os desgastes de alcance da sua distinta e arfante voz ‘soulful’. As melodiosas "fritações" do guitarrista Paul Gilbert, e os reconhecíveis 'tappings' do baixista Billy Sheehan, são usados aqui de forma econômica, e são amplificados apenas em trechos que abrilhantam até mesmo algumas das canções mais fracas do novo lote. O baterista Nick D'Virgilio incorporou bem as nuances 'fusion' do saudoso Pat Torpey. E claro, as boas harmonias vocais “retrôs” permanecem…

A ótima “Good Luck Trying” é de um humor autodepreciativo no tema da resiliência, e suas quebradeiras jazzistas homenageiam “Manic Depression”, do Jimi Hendrix. “I Am You” aborda a toxicidade recíproca de um relacionamento, e suga de um semi acústico power pop sessentista. “Right Outta Here”, uma ode às mulheres impiedosas, chama atenção por pontuais melodias exóticas. “Sunday Morning Kinda Girl” é um pop/rock 'bluesy', ensolarado, e bobamente amoroso. Já “Who We Are” é uma baladinha romântica genérica.

A violonista e apaixonada “As Good As It Gets” possui um groove cafona à la “The Who da fase pós Keith Moon". “What Were You Thinking” e “Up On You”, as favoritas deste que vos escreve, soam insinuantes ou malandras, e evocam o agitado rock 'n' roll do Aerosmith setentista. A cadenciada “Courageous” oferece otimismos e umas melodias básicas. A lenta e melancólica “The Frame” aborda o envelhecimento, e encerra os novos trabalhos de forma acertadamente comovente.

Os pontos altos de “Ten” são as eventuais músicas “hard/blues rockers” - incluindo a bônus “8 Days On The Road” (já gravada por Howard Tate, Aretha Franklin, e Foghat). Ainda assim, respeito a coragem desses veteranos de optarem por variações "Beatlenescas" e produção intimista ao invés da robustez sônica de outrora. Se você curtiu “Defying Gravity”, a despedida de Torpey, também apreciará esse bom “adeus” de Martin, Sheehan e Gilbert.

Nota: 7

Por Fábio Cavalcanti

Músicas:
1. Good Luck Trying
2. I Am You
3. Right Outta Here
4. Sunday Morning Kinda Girl
5. Who We Are
6. As Good As It Gets
7. What Were You Thinking
8. Courageous
9. Up On You
10. The Frame
11. 8 Days On The Road [faixa bônus]